Você já reparou como nós, humanos, estamos cada vez mais habituados a viver com dor?
Seja pela postura incorreta durante a realização de tarefas diárias, muito tempo sentado ou sobrecarga na mochila, as dores estão definitivamente mais presentes na vida não só de idosos, como é de esperar, mas também de adultos, adolescentes ou até mesmo crianças.
Para se ter uma ideia, estima-se que até os 50 anos, aproximadamente 35% dos americanos sofrem de algum tipo de dor crônica na coluna, e este número só tende a aumentar nos próximos anos.
Apesar de não termos dados confiáveis sobre o mesmo problema no Brasil, não é preciso procurar muito parecer que as dores crônicas de coluna também estão presentes na vida de boa parte dos brasileiros.
A dor é uma reação natural do corpo à algo que está errado. Trabalhar por muito tempo sentado, na mesma posição, ou realizar exercícios sem acompanhamento profissional são formas de agressão ao corpo, e é por isso que muitas pessoas nestas situações acabam sendo as principais “vítimas” das dores.
Para piorar a situação, a falta de informação e forte pressão da indústria farmacêutica acaba influenciando as pessoas a comprarem medicamentos que não só “mascaram” as dores, mas acabam agredindo o corpo ainda mais.
Visto o crescimento no uso de medicamentos agressivos a fim de aliviar os mais variados tipos de dores pelo corpo, mas principalmente dores de coluna, várias alternativas naturais e menos agressivas começaram a aparecer, conquistando adeptos e mostrando medicamentos nem sempre são a melhor solução.
A Osteopatia é uma dessas alternativas.
O que é Osteopatia?
A Osteopatia é uma ciência da medicina alternativa que visa, de forma manual e totalmente personalizada, tratar dores e disfunções corporais dos mais variados tipos.
A Osteopatia dispensa o uso de medicamentos ou intervenções cirurgias, se concentrando apenas em técnicas de compressão que buscam equilibrar o corpo como todo e permitir que o mesmo utilize a sua própria capacidade de auto cura.
Quais dores podem ser curadas?
Vários tipos de dores e condições físicas podem ser tratadas e eventualmente curadas através da Osteopatia. Podemos citar como os casos mais comuns:
- Artrite e Artrose
- Disfunção Sacroilíaca
- Degeneração do Disco
- Dor ciática
- Dor na coluna torácica
- Dor na Lombar (Lombalgia)
- Dor nas pernas
- Escoliose
- Dor no pescoço
- Dores crônicas em geral
A Osteopatia pode ainda tratar várias outras condições físicas mais severas, como depressão e lesões decorrentes da prática exagerada ou incorreta de determinados esportes.
A frequência do tratamento irá variar de acordo com a necessidade de cada paciente, mas recomenda-se que a mesma não passe de uma vez por semana durante o tratamento, e uma sessão a cada três meses para manutenção quando o tratamento é finalizado.
Para quem é indicada?
A Osteopatia é recomendada para pessoas de todas as cidades (inclusive bebês) que sofrem de qualquer tipo de dor, ou para o tratamento de disfunções físicas e fisiológicas, mais comum em pessoas de idade mais avançadas.
Desportistas que buscam melhorar o desempenho em seus respectivos esportes também têm apresentado ótimos resultados através da Osteopatia devido seu caráter menos agressivo e mais conservador com relação às lesões.